A embalagem de um produto é como o seu cartão de visita, impacta grandiosamente no momento de compra do consumidor. Um produto muito bem apresentado vai além da estética, e abrange todas as propriedades do material que têm como função preservá-lo.
E os cuidados com a embalagem permanecem indispensáveis na exportação também, um elemento logístico fundamental que gera impacto no carregamento da sua mercadoria até o cliente final.
Na ausência de uma embalagem adequada, o produto pode sofrer danos e não ser entregue dentro das especificações. Alguns países têm determinações específicas para garantir a segurança do processo de importação, tendo que estar as embalagens definidas para este. A embalagem é fundamental para um eficiente transporte logístico.
Através da embalagem, o produto pode ser carregado corretamente, e transitar entre as diferentes cadeias logísticas. A saída dele da empresa e a entrada na empresa responsável pelo transporte, por exemplo, são fatores influenciados pela embalagem, que após ser planejada corretamente, se encontra livre de eventuais falhas que poderiam vir a ocorrer.
Por fim, quando a mercadoria desembarca no país consumidor, a embalagem pode ter efeito em relação ao apelo de compra, se adequada à cultura e aos mercados locais, maiores as chances de causar atrações e vendas.
As embalagens mais comuns
Embalagem de prateleira
Como o nome já diz, a embalagem de prateleira se refere a embalagem final, a qual será apresentada aos clientes. Em geral, é a embalagem que fica em exposição, é a embalagem que oferece uma proteção mais simples e tem um aspecto mais estético.
Unitização
É a embalagem que consiste em agrupar um conjunto de mercadorias em uma única embalagem de dimensões padronizadas, facilitando no transporte e ajudando no armazenamento adequado.
Paletização
É a qual os produtos são dispostos em embalagens secundárias, acima de um estrado de madeira chamado pallet. As mercadorias são presas com a ajuda de cintas e todo o conjunto de embalagem pode ser transportado com a ajuda de empilhadeiras.
Carga em container
Neste caso as embalagens são agrupadas em um contêiner que possui dimensões maiores e uma resistência muito maior. É uma opção muito utilizada, principalmente no transporte marítimo entre os portos.
Escolhendo o tipo de embalagem mais adepto à sua mercadoria
Existe uma série de processos que devem ser considerados antes de escolher a embalagem da sua mercadoria a ser transportada. Confira as dicas a seguir:
Considere as etapas logísticas
Pense desde a saída do produto da empresa até a chegada ao consumidor final. Considere todos os modais de transporte necessários e a movimentação sofrida pela mercadoria. A escolha deve ser compatível com a resistência e as adaptabilidades exigidas.
Espaço otimizado e segurança mantida
Uma embalagem adequada otimiza espaço, mas sem nunca perder a segurança. Considere a embalagem que tenha a menor quantidade possível de desperdício e de espaços e vazios.
O material adequado
Em alguns casos, o alumínio é mais indicado e em outros, o uso de plástico. Tudo vai depender da sua mercadoria e características, que devem ser mantidas sob atenção para evitar que ocorram imprevistos quanto à conservação, aparência e que ela esteja nos parâmetros permitidos do importador.
A embalagem de um produto tem um poder muito importante na recepção dos itens, já que ela não apenas facilita e otimiza as etapas logísticas como também serve para atender a demandas e especificações do cliente.
Conhecendo os tipos de embalagem, você deve não apenas escolher o tipo certo, mas também garantir o planejamento adequado de uma embalagem para exportação altamente eficiente para os seus produtos.
Conte conosco para transportar a sua mercadoria! Realize uma cotação e veja como conseguimos agregar serviços diminuindo custos e aumentando a confiabilidade nos serviços executados.
Comments